Motorista de aplicativo também precisa declarar imposto de renda?

Milhares de motoristas estão cadastrados em aplicativos no Brasil, e mesmo não tendo vínculo empregatício, você sabia que também declara imposto de renda se os ganhos foram superiores a R$28.559,70?

Calma, aqui você vai entender como é rápido fazer isso, continue lendo.

Carnê-Leão

Como não há vínculo com empresa, os valores podem facilmente serem confundidos com ganhos de pessoa física e não como empregado. Mas você precisa, sim, declarar seus ganhos e gastos com essa função.

A forma mais fácil de calcular os valores que devem ser pagos de imposto é através do carnê-leão onde você preenche os ganhos e automaticamente o sistema informa quanto você pagará.

O carnê-leão serve também para profissionais liberais que recebam sobre produtos ou serviços de outras pessoas físicas.

O preenchimento desses dados mensalmente facilita na hora de fazer a declaração, já que os valores ficam ali cadastrados para caso não tenha anotado os valores dos meses anteriores.

Onde declarar?

Como não há vínculo com a empresa, o motorista deve entrar no site da Receita em Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior para declarar como pessoa física. Os valores devem ser preenchidos mês a mês.

Alguns valores podem ser deduzidos como, gasolina, despesas com manutenção do veículo e IPVA, até mesmo gastos com telefone para uso do aplicativo.

Caso tenha dúvidas na hora do preenchimento você pode entrar em contato com a nossa equipe. Teremos o maior prazer em te ajudar.

Compartilhe:

Não se acanhe, fale conosco

    Endereço

    • Av. Carlos Gomes, 111, sala 1203
      Auxiliadora - Porto Alegre - RS - 90480-003

    Contato

    Otero Contabilidade whatsapp